Network Operations Center (NOC)
logo
Bem-vindo à área secreta do NOC (Network Operations Center) da 7it. Com esse monitoramento realizamos uma atuação sempre pró-ativa. O monitoramento é capaz de detectar e antecipar falhas, reduzindo o tempo para a resolução de problemas e minimizando riscos para o negócio.
atendimento@7it.com.br
Telefone e WhatsApp +55 (15) 3305-2220 Telefone +55 (11) 4502- 4131

Por que as Factorings, Fundos e Securitizadoras estão sofrendo com ataques de Ransowares (Roubo de Dados)


Nos últimos anos temos acompanhado a crescente evolução da internet, hoje em dia qualquer empresa tem pelo menos um serviço trafegando na rede. Com isso tem crescido também os crimes cibernéticos, e a bola da vez são os famosos e temidos ransomwares, malware que restringem o acesso aos dados e exige um resgate em troca da devolução segura dos dados. Suas vítimas preferidas são instituições financeiras principalmente bancos, fundos de investimentos, factorings e securitizadoras. Mas não só de grandes empresas vivem esses ataques, pequenas e médias empresas vêm enfrentando os inconvenientes contratempos causados por esse mal.

O objetivo dos ataques a esta área se dá pela quantidade de informações que são de extrema importância no mercado financeiro, pois se tratam de dados sigilosos e de grande valor financeiro. Os cibercriminosos procuram suas vítimas identificando possíveis vulnerabilidades na sua estrutura de TI. Basta uma brecha para que eles consigam se instalar em sua rede e explorar as falhas de segurança existentes.

Mas como saber se minha empresa está realmente protegida? Diversos são os recursos que ajudam a dificultar e inibir os ataques as informações de sua organização. Nessa hora temos que ter como premissa que a aplicação de métodos de segurança em nossa rede se trata de investimentos e não de custos, devemos colocar na balança quanto vale a informação que sua empresa obtêm e qual o impacto caso ela venha ser roubada, assim como quais seriam os prejuízos em pararmos todas as operações por horas e na maioria dos casos até dias para que se possa avaliar e desinfetar toda a rede. Após uma infecção é necessário que todos os equipamentos da rede sejam reconfigurados pois os ransomwares ficam de forma invisível por um período, somente analisando qual a melhor forma de fazer o ataque.

Outra pergunta que aflige o mercado é, se esses tipos de ataque são passageiros e se uma ameaça potencialmente mais perigosa ainda está por vir? Infelizmente é pouco provável pois os ataques de ransomwares estão alcançando taxas epidêmicas e a tendência é não diminuir nos próximos anos. Segundo dados da Kaspersky, uma das líderes mundiais de segurança de dados no primeiro quadrimestre de 2016, softwares da Kaspersky Lab bloquearam ataques de crypto-ransomwares em 35 mil dispositivos e detectaram quase 4 mil Trojans de ransomware mobile. Nosso intuito não é causar alarde – temos bons motivos para esse alerta. Observe as estatísticas reunidas pela Kaspersky Security Network e você perceberá que estamos encarando um perigo real.

A maioria dos ataques são realizados no final de semana, para que o cliente perceba somente na segunda-feira que seus dados estão nesse momento criptografados, com chance de 99% de não conseguir salva-los sem pagar o resgate, que pode chegar a U$ 6.000, Assustador, não é?

Para dificultar ainda mais o rastreamento desses criminosos o método de pagamento escolhido é por meio de Bitcoins, moeda virtual para transações financeiras sem que haja intermediação de bancos ou autoridades financeiras.Nem sempre pagar o valor do resgate é a garantia da recuperação de todos os seus dados, alguns criminosos devolvem apenas uma parte dos arquivos descriptografados.    

Como se proteger desse Crime:

•    Firewall Fortinet UTM de Borda: Uma ferramenta líder de mercado, para proteção de ataques e controle de tudo que entra e sai de sua rede.
•    Serviço de AntiSpam em seu sistema de E-mails
•    Backup em Nuvem em Data Center (com instancias criptografadas), esse quesito é essencial.
•    Sistemas Operacionais atualizados, originais e versões com suporte.
•    Sistema de Endpoint Kaspersky Corporativo com gerenciamento de Segurança.
•    Políticas de Rede e Segurança efetivas com Controladores de Rede.

Proteja-se agora, não seja pego de surpresa, não perca seus dados e não corra riscos e cair no mercado de venda de informações.

Somos especialistas em segurança e serviços gerenciados, que te ajudam a se proteger desses crimes.

www.7it.com.br

Artigo: Protta – CEO 7IT Tecnologia